q Sonorização de Ambiente com Qualidade - Por onde começar? - Frahm
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Sonorização de Ambiente com Qualidade – Por onde começar?

Um projeto de sonorização de ambiente irá demandar a ajuda de um profissional que entende do assunto e que saiba avaliar as necessidades do espaço.

Se você é arquiteto ou designer e está com um projeto que tem a sonorização de ambiente como um dos itens solicitados, saiba que é preciso levar em conta algumas variáveis para executar essa tarefa com qualidade.

Um profissional poderá te auxiliar bastante, avaliando as necessidades do projeto, mas você, por si só, já pode iniciar essas análises.

Vamos te dar algumas dicas para que você possa trabalhar sonorização de ambiente com qualidade.

Entenda o ambiente

Como arquiteto, você sabe muito bem que todo o projeto deve começar com uma análise da necessidade do ambiente. Então, esse é o primeiro passo para iniciar a sonorização: entender o ambiente.

É possível sonorizar um espaço de eventos, uma sala de cinema, um consultório, uma escola, uma igreja, um shopping, um mercado, entre outros, mas cada um desses ambientes irá demandar uma necessidade diferente.

É muito importante avaliar também os ruídos externos que interferem no local, principalmente, quando eles estão próximos à aeroportos, fábricas, prédios comerciais ou mesmo ruas movimentadas.

Orçamento disponível

Você ou seu cliente já possui uma ideia de quanto de orçamento têm para investir nessa área?

Se ele faz questão de bons equipamentos e até alguns extras, será preciso aumentar a verba. Agora, para o básico, um pouco já é suficiente.

Dimensionando os equipamentos

Esse será um dos primeiros momentos em que você mais necessitará de um profissional de sonorização de ambiente, pois você precisará dimensionar os aparelhos necessários para serem utilizados.

Você deve saber que um sistema de som ambiente tem uma instalação muito diferente de um de transmissão de voz. Então, precisa ser analisado cada ponto.

Verificando a necessidade de isolamento acústico

Esse é um ponto importante que poderá interferir em seu projeto, sabendo disso, há a necessidade dessa verificação antes de iniciar o processo.

Dependendo do tipo de equipamento e da necessidade que o ambiente demanda, por uma questão de boa vizinhança e até mesmo para cumprir a lei, haverá ambiente que necessitará de isolamento acústico para que o som ambiente não extravase para fora do local.

O técnico de sonorização pode te auxiliar nesse entendimento.

Escolhendo a potência dos equipamentos

Esse é um dos grandes erros que são cometidos na hora de fazer uma sonorização de ambientes de qualidade. Isso porque, a verdadeira potência acaba sendo deixada de lado, por conta da beleza dos aparelhos.

Atualmente, a qualidade e o design podem ser combinados à eficiência.

Normalmente, para som ambiente, é indicada uma potência entre 3 a 10w. No entanto, como falamos, de acordo com o objetivo e o cenário em si, as indicações para adequação são diferentes.

Aqui na Frahm, você tem seleções incríveis de equipamentos para adequar a sonorização de ambiente.

Veja aqui nossas opções!

Aproveite para nos contar as necessidades de seu projeto. Certamente, poderemos te ajudar com dicas e instruções.

Te esperamos.

 

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente