Todo o mercado tem focado na experiência do consumidor e isso abre oportunidades para o desenvolvimento de outras áreas
Locais exclusivos, itens personalizados, espaços mais sensoriais, sonorização de ambientes. Esses são apenas algumas das estratégias usadas pelo mercado para dar ao cliente uma experiência única e assim, fidelizá-lo. Seja pelo olfato, visão ou audição, os espaços comerciais têm investido mais tempo e recursos para se tornarem mais confortáveis e agradáveis ao seu público-alvo. Essa mudança de comportamento, não só do consumidor mas também do mercado como um todo, tem oportunizado o crescimento de atividades paralelas voltadas ao bem-estar de quem visita.
A instalação de som ambiente é um negócio de grande amplitude, com inúmeras possibilidades de atuação: projetos e serviços de acústica, sonorização de teatros, palcos para shows, empresas, escolas, mercados, residências, bares, clubes, auditórios, etc. Dados apurados pela Associação Brasileira de Música revelam que o mercado de sonorização profissional movimentou cerca de R$ 1 bilhão nos últimos anos. O segmento é amplo e envolve empresas que atuam em eventos, comercializam instrumentos musicais, projetam e instalam sistemas completos em áreas domésticas, institucionais e comerciais.
Mas você sabe por que uma loja investe em sonorização de ambientes? Basicamente para se aproximar do cliente transmitindo diversos tipos de informação: música para mantê-lo animado e disposto a comprar, informações sobre promoções e dicas sobre produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento.
Mercado de sonorização de ambientes
Apesar de estar em constante crescimento, o mercado de instalação de som ambiente possui grande concorrência. Isso porque muitos profissionais que já atuaram em outras áreas próximas compreenderam a importância de diversificar o negócio e migraram ou adicionaram este ramo ao seu portfólio. No entanto é preciso destacar que poucos profissionais possuem a alta qualificação necessária para essa atividade. É preciso se especializar e aperfeiçoar técnicas para entender o som ambiente por completo — esses são diferenciais importantes para se destacar entre os prestadores desse tipo de serviço.
Apesar de concorrido, sempre há vagas para novas pessoas no mercado. Quem não gosta de trabalhar com alguém capacitado e que entregue mais do que a média, em qualidade, prestatividade, eficiência e conhecimento?
Há diversas oportunidades para quem quiser aumentar seus rendimentos sem fugir muito da sua área original de atuação — ou seja, aproveitando conhecimento, ferramentas e técnicas já existentes para aplicação em outras formas de instalação sonora. Entre os serviços mais comuns está a sonorização de espaços que permitem grande circulação de público, mas é nos projetos de sonorização de casas ou espaços menores, como consultórios médicos, que a tendência se concentra. São inúmeras as oportunidades, confira:
- Sonorização em salas de teatros;
- Palcos para shows;
- Ambientes corporativos;
- Escolas universidades e instituições pedagógicas;
- Residências;
- Bares e restaurantes;
- Clubes e espaços recreativos;
- Auditórios;
- Consultoria e confecção de projetos acústico para casas noturnas, templos religiosos e áreas de convívio público;
- Atualização e remodelamento sonoro de ambientes;
- Elaboração e execução de projeto de isolamento e condicionamento acústico;
- Controle de ruído acústicos, ambientais e vibrações.
Investimento em capacitação
Ainda que você já tenha um conhecimento prévio na área de instalações sonoras adquirido por conta da atuação com sonorização automotiva, sistemas de som para eventos ou até em atividades relacionadas à instalações elétricas ou eletrônicas, não se esqueça que é fundamental atualizar o que já sabe. Para garantir a satisfação do cliente com sua experiência, o mercado tem exigido a entrega de serviços e produtos de qualidade. Assim, também é com a sonorização de ambientes.
Da mesma forma como acontece em outras áreas profissionais, nesta há exigência de conhecimento técnico. Quanto mais informações detalhadas e específicas sobre projetos, modelos de produtos, distribuição sonora e até conhecimentos mais aprofundados sobre física e dinâmica sonora, melhor será sua entrega e maior as chances de conquistar novos clientes.
Essa área é repleta de lançamentos e mudanças. Elas ocorrem por dois fatores básicos: os avanços tecnológicos internacionais, representados pelas descobertas de novas formas de transmissão de informação, melhorias na conectividade, tecnologias sem fio e serviços on demand. Por esse motivo, cada vez mais a experiência do usuário é um fator determinante para a conquistar a preferência do consumidor.
Ao mesmo tempo em que é correto afirmar que antigamente os grandes sistemas domésticos modulares, com equipamentos separados ligados por uma rede de fios e cabos era sinônimo de qualidade sonora, sabe-se que hoje tudo isso precisa caber em espaços cada vez menores. Seja pela evolução no mercado imobiliário, que faz com que os clientes morem em apartamentos e casas proporcionalmente mais compactos do que no passado, ou pelo desejo de cada um levar a sua incontável coleção de músicas para todos os lugares, é importante que o instalador de sonorização ambiente entenda isso para levar a conectividade em conta nos projetos.
Para os projetos de sonorização ambiente, por exemplo, há formas rápidas e eficientes de compreender esse novo cenário da prestação de serviços neste nicho. No portal Sonorização de Ambientes é possível encontrar treinamentos para os profissionais ou empreendedores que estejam interessados em conhecer mais sobre esse modelo de negócio. Um dos conteúdos é dividido em cinco vídeo aulas que trazem informações necessárias para aprender a fazer projetos otimizados para diversos tipos de ambientes. O site oferece ainda vídeos técnicos, cases e dicas para os profissionais da área.
Escolha de fornecedores
Tão importante quanto conhecer o mercado e se capacitar é a escolha dos fornecedores. Elaborar projetos com produtos de qualidade, além de garantir a performance da sonorização, também podem tornar mais fácil a definição do projeto.
Assim, para fazer essa escolha, analise o histórico da empresa, os produtos oferecidos por ela e assistência técnica que você terá. Certamente você já identificou que há muitas marcas oferecendo produtos semelhantes no mercado. Algumas até são chamadas pelos próprios consumidores de “xing-ling”, pela origem asiática e a baixa qualidade dos produtos — feitos para não durar tanto.
É comum que eles não tenham uma rede de assistência técnica no Brasil para repará-los em caso de defeito e, em alguns casos, sequer são compatíveis com os padrões de radiofrequência brasileiros (no caso de usarem transmissores Bluetooth, Wi-Fi ou outros protocolos). Fique atento ainda ao comportamento passado e presente da empresa: ela tem procurado evoluir com o mercado? Os produtos que fabrica ou distribui valorizam a experiência do usuário e são simples de operar?
Se você está propenso a migrar de área e investir na sonorização de ambientes, considere alguns aspectos importantes:
-
Ofereça equipamentos de ponta: saiba que a qualidade tem um preço, que se traduz em fidelização de clientes e preferência para projetos futuros. Em se tratando de sonorização de ambientes, onde as instalações geralmente são ocultas em paredes e recebem acabamento, nenhum consumidor vai querer gastar agora para, dentro de algum tempo, ter que chamar um técnico para refazer o serviço ou substituir equipamentos;
-
Atenção aos detalhes: no ramo da sonorização ambiente, seu trabalho não é só técnico. É preciso se preocupar com o resultado final como se você estivesse fazendo na sua própria casa. Seja detalhista, atente aos detalhes e não siga na linha do “não está bonito mas funciona”. Cada projeto é único, especial para o cliente e vai ser o seu cartão de visitas.
É por esses aspectos que o design dos produtos também deve ser considerado na hora de selecionar fornecedores. Quanto mais fáceis de se adaptarem a qualquer ambiente, melhor. Apesar do foco no estilo, é importante que a sonorização não interfira na arquitetura ou decoração do ambiente.
Investimento em equipamentos
Cada projeto de som exigirá equipamentos específicos. Mais do que vender, você precisa conhecer a fundo os itens que oferece e saber ainda que informações básicas o perfil e o histórico dos seus fornecedores. São comuns os clientes que antes de investir num projeto de sonorização ambiente se sentem inseguros e querem conversar com o empreendedor/instalador para tirar dúvidas não muito tradicionais, comparar as empresas e fazer várias perguntas. Por isso é importante conhecer a variedade oferecida pela indústria de sonorização.
Uma das empresas brasileiras mais tradicionais neste ramo é a Frahm. Catarinense de Rio do Sul, o grupo tem mais de 50 anos de história e oferece uma gama completa de produtos. São amplificadores, caixas acústicas, arandelas sonoras e até um kit de sonorização, além de uma linha completa desenvolvida especificamente para residências, como amplificadores de parede e de acordo com os padrões arquitetônicos das casas.
Essa variedade de equipamentos permitirá que você amplie sua atuação podendo atender projetos diferenciados e independente do porte, atendê-lo com qualidade. A iniciativa permite ampliar a sua atuação no mercado, gerando renda extra ao negócio.
Conheça as soluções da Frahm e entenda os principais diferenciais que a empresa oferece em projetos personalizados de sonorização de ambientes.