Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Reverberação sonora: ela pode estragar o seu sistema de som

Quando um som é emitido, ele se reflete em todo o ambiente. Se esse reflexo se manifesta com um intervalo de tempo inferior a 0,1s entre o som e a chegada dele ao ouvido humano, temos a reverberação sonora. 

Esse fenômeno depende de vários fatores, como o tamanho do espaço, a forma do ambiente, e os materiais das superfícies como as paredes, o teto e o chão. Compreender as causas e as características dessa interferência é importante para  evitá-la. 

Ou seja, não adianta investir somente em equipamentos caros e potentes: se o problema for causado por uma reverberação sonora, a única solução será descobrir a causa para  eliminá-la. A seguir, confira mais sobre o tema e veja dicas que podem te ajudar com a situação.

 

O que é reverberação sonora?

 

Reverberação sonora é o fenômeno onde o som persiste em um ambiente fechado devido às múltiplas reflexões nas superfícies. Isso cria um efeito de eco prolongado, que afeta a clareza do som.

É por isso que, ao fazer a sonorização de um ambiente, é necessário observar os materiais presentes nos arredores. Um espaço com paredes de azulejo, por exemplo, pode ter uma reverberação maior e prejudicar o resultado acústico.

O que é tempo de reverberação sonora?

É o tempo necessário para que a intensidade sonora decaia 60 decibéis após a fonte sonora ser interrompida. Um RT60 mais longo indica um ambiente mais reverberante. O tempo de reverberação impacta a clareza e a qualidade do som percebido.

Quando acontece a reverberação sonora?

Ela ocorre em espaços fechados onde as ondas sonoras refletem repetidamente nas superfícies. 

Assim, quando duras e reflexivas, aumentam a reverberação. Por outro lado, as superfícies macias e absorventes ajudam a reduzi-la.

 

Diferença entre reflexão sonora, reverberação sonora e eco 

 

A reflexão sonora é quando o som bate em uma superfície e retorna ao ambiente – temos um som direto. É quando falamos no microfone, por exemplo, e ouvimos o som refletido. 

Agora, sabe quando continuamos a ouvir as palmas em um auditório alguns segundos depois delas terem cessado? Isso é a reverberação: repetição do som em um efeito contínuo. 

Já o eco ocorre quando o som é percebido com uma separação clara do som original. Ou seja, ele retorna aos ouvidos com um atraso significativo. É quando gritamos em um espaço aberto e logo depois ouvimos a nossa voz.

Confira: Conheça o portfólio de produtos para sonorização residencial da Frahm

 

Características da reverberação sonora 

 

Em ambientes com muita reverberação, a clareza do som pode ser reduzida, dificultando a distinção entre diferentes sons ou palavras. 

Outras características da reverberação sonora incluem:

  • Tempo de reverberação;
  • Densidade das reflexões;
  • Distribuição sonora;
  • Forma e volume do ambiente;
  • Capacidade dos materiais de absorver o som.

De maneira geral, todos os materiais interagem com o som de alguma forma. Para evitar as reverberações, um bom projeto de sonorização resolve a situação com facilidade, garantindo qualidade e boa reprodução sonora dos equipamentos de som.

 

Como evitar a reverberação do som? 

 

O primeiro passo para evitar a reverberação sonora é garantir um projeto de sonorização de ambientes. Com ele, é possível determinar quais os equipamentos são adequados ao seu espaço para experiência sonora agradável

A seguir, veja o que fazer para evitar a reverberação sonora: 

Use tecidos pesados no ambiente

Tapetes espessos e carpetes ajudam a absorver o som, especialmente em pisos de madeira ou azulejo. O mesmo vale para cortinas grossas nas janelas para absorver o som e reduzir as reflexões.

Aposte em móveis e uma decoração adequada

Adicione móveis, quadros e outros itens decorativos, pois eles ajudam a reduzir a reverberação. Sofás e poltronas absorvem mais o som, enquanto as estantes de livros quebram as ondas sonoras.

Considere a instalação de placas acústicas

Tetos falsos ou placas de teto acústico também ajudam a controlar a reverberação sonora. A instalação pode ser ideal para ambientes como salas de conferência, estúdios de gravação ou auditórios, por exemplo.

Você sabia que a reverberação podia interferir tanto assim no seu projeto? Para descobrir outras particularidades do universo da sonorização de ambientes, acesse agora o nosso blog. Já no nosso site, você encontra uma série de equipamentos que vão funcionar muito bem na sua casa ou empresa!

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente