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Bom atendimento ao cliente: 7 dicas para prestadores de serviço

Bom atendimento ao cliente é quando ele tem suas necessidades, desejos ou prioridades atendidas. Isso pode ser transmitido durante a venda de um produto ou serviço, quando o vendedor se preocupa em entender o que o cliente precisa e entrega a melhor solução para ele, por exemplo. 

Há também as situações em que o cliente teve algum problema com o produto comprado e recebe toda atenção e suporte para a situação ser resolvida. O bom atendimento ao cliente está diretamente ligado à experiência e satisfação. Embora pareça simples, muitas empresas ainda enfrentam grandes desafios nesta frente.

Neste artigo, listamos 7 dicas para um bom atendimento ao cliente. Confira a nossa lista e aplique em seu negócio.

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O que é o bom atendimento ao cliente?

Se você já buscou dicas para um bom atendimento ao cliente na internet, provavelmente deve ter se deparado com textos que falavam sobre simpatia e disposição em ajudar. Porém, atender bem não é só ser cordial, educado e simpático com o cliente. 

Na verdade, esses aspectos são fundamentais para qualquer profissional, e tratar o cliente bem não é um diferencial, deve ser a regra. Um bom atendimento é aquele que: 

  • Entende o cliente;
  • O vendedor demonstra prazer em servir;
  • Transmite uma comunicação segura, clara, objetiva e transparente;
  • Acompanha o cliente até que o seu problema seja resolvido;
  • É profissional, mas também é humano e empático.

Nesse sentido, é importante que você esteja preparado para resolver os problemas dos clientes de forma rápida e eficiente. Ter conhecimento sobre os produtos ou serviços oferecidos é essencial. Além disso, conseguir encontrar soluções criativas e eficazes pode ser um diferencial.

O vendedor deve manter uma relação cordial com o cliente, mas isso não impede que ele se coloque no lugar do consumidor para entender suas dores. Um bom atendimento é aquele que não descansa enquanto o cliente não está satisfeito e teve uma experiência incrível.

Por que investir no atendimento ao cliente? 

Um bom atendimento ao cliente aumenta a probabilidade de os clientes continuarem a fazer negócios com você no futuro. Isso porque clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e a recomendar seus produtos ou serviços a outras pessoas.

Para corroborar com esta afirmação, a pesquisa CX Trends, realizada pela Zendesk, mostra que 65% das pessoas entrevistadas desistem de uma compra após uma experiência ruim. E para mostrar o quanto a opinião importa, cerca de 52% afirma que se amigos ou conhecidos relatam um ponto negativo, deixam de consumir da marca.

Viu só o quanto pode impactar seu negócio? Quando os clientes recebem um excelente atendimento, eles tendem a desenvolver uma lealdade. Ou seja, há menos chances de serem conquistados por propostas tentadoras dos concorrentes porque já estão satisfeitos com o serviço atual. 

Entenda como montar um negócio de instalação de som ambiente

Como oferecer um bom atendimento ao cliente? 

Investir no bom atendimento ao cliente é uma estratégia de negócio que pode direcionar o seu sucesso e lucratividade. Confira a seguir 7 dicas com práticas para capacitar sua equipe de forma contínua.

Entenda as necessidades do cliente 

O cliente mal começou a falar e você já está oferecendo algum produto para ele? Esse tipo de atitude pode afastá-lo, fazendo com que ele procure um vendedor mais atencioso em outra loja.

Por isso, quando o cliente chegar até você, ouça tudo que ele tem para falar. Dê espaço para que ele fale o que quiser e evite fazer interrupções, apenas se for necessário para ajudá-lo. Além de mostrar ao cliente que você está atento, isso vai te ajudar a ter mais informações para atendê-lo da melhor forma.

Tenha uma comunicação clara

Muitas vezes o cliente não recebe a indicação do que realmente precisa porque faltou informar algo importante para o vendedor. Mas isso não é culpa do cliente, pois é responsabilidade do vendedor ter as informações que precisa para entregar a melhor solução.

Ao explicar claramente as opções de equipamentos de som, tecnologias e custos envolvidos no projeto de sonorização, você ajuda o cliente a tomar decisões informadas. Isso fortalece a confiança do cliente em sua expertise e na qualidade dos produtos ou serviços que está oferecendo.

Seja especialista nos produtos

Os equipamentos de som contam com muitas características e podem ser indicados para diferentes tipos de uso. Um bom vendedor entende profundamente sobre o produto que vende. 

Construa uma imagem de especialista na sua área. Isso aumenta a confiança do consumidor sobre o seu produto e sua atuação e, dessa forma, além de comprar com você, o cliente indica a sua loja para outras pessoas.

Esteja disponível em diferentes canais

O cliente foi até a loja, conversou com você, tirou dúvidas, mas não comprou. Entregue um cartão com um meio de contato fácil para que ele possa voltar a conversar com você, caso seja preciso. 

Quando o cliente entrar em contato, responda rapidamente, preste atenção nas perguntas e responda de forma clara. Evite deixar o cliente esperando, mesmo que não possa responder no momento, sinalize e informe que responderá assim que possível.  

É importante estar presente nas redes sociais e ter um controle para responder às mensagens com frequência. Todas essas são alternativas que demonstram disponibilidade, um fator-chave dentre as dicas para um bom atendimento ao cliente.

Tenha empatia com o cliente

Além de ser cordial, atencioso, ágil e um profundo conhecedor dos produtos que vende, preste todo o suporte que o cliente precisa, em qualquer momento. O relacionamento com o cliente não acaba quando ele compra um produto, pelo contrário, é nesse momento que ele começa.

O cliente voltará a procurar a sua loja caso tenha qualquer problema com o produto, seja de instalação, mal uso ou defeito. Esteja preparado para lidar com essas situações e seja tão rápido na resposta quanto foi na venda. Isso mostra ao cliente que a sua loja tem responsabilidade com as vendas, além de transmitir a confiança de que seu problema será resolvido.

Se a dificuldade do cliente é com a venda, no entanto, por falta de conhecimento ou medo de adquirir o produto e não dar certo no ambiente dele, ofereça uma avaliação no local ou indique parceiros que oferecem esse serviço.

Personalize seu serviço

Você pode oferecer recomendações personalizadas sobre os equipamentos de som mais adequados para o ambiente em questão. Isso pode incluir sugestões sobre os tipos de alto-falantes, amplificadores, microfones, entre outros itens necessários.

Para um bom atendimento ao cliente, é importante haver uma conversa personalizada. Portanto, faça perguntas sobre o tipo de ambiente que precisa ser sonorizado, o propósito da sonorização, o orçamento disponível, entre outros detalhes relevantes.

Peça feedbacks para aprimorar seu trabalho

Peça aos clientes que compartilhem suas opiniões e sugestões sobre o serviço prestado. Para isso você pode enviar um formulário de avaliação, solicitar um retorno direto nas conversas com o cliente ou pedir que compartilhe publicamente no Google, por exemplo.

Use essas informações para identificar áreas de melhoria e fazer ajustes conforme necessário. Muitas vezes, são detalhes que farão a diferença para garantir um bom atendimento ao cliente.

Agora que você já sabe como potencializar seu atendimento, continue buscando dicas para melhorar e alcançar o sucesso. Aproveite para conferir o conteúdo Sonorização profissional: o guia completo para se destacar nesse mercado.

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