q Instalador de som residencial: saiba como se capacitar para esse serviço - Frahm
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Instalador de som residencial: saiba como se capacitar para esse serviço

Ser um instalador de som residencial requisitado no mercado não é fácil: exige muito profissionalismo, experiência e conhecimento técnico. Alguns desses fatores são conquistados com o número de instalações feitas, outros podem ser aprimorados com muito conhecimento. 

 

Saber como instalar som em qualquer ambiente de uma residência é um diferencial importante para quem quer se destacar. Sendo assim, se você deseja ser um profissional diferenciado, atrair muitos clientes e ter seu trabalho reconhecido, precisa investir em capacitação

 

Neste artigo, explicamos como você pode se aprimorar para ser um bom instalador de som residencial e aplicar esse conhecimento com qualidade e eficiência em qualquer cliente. Continue a leitura e confira!

 

Instalador de som residencial: como se capacitar

 

Pensando na parte técnica, renovar o conhecimento é sempre necessário, pois a tecnologia está cada vez mais inovadora e oferece novas formas de conexões, potências, acústica, definição sonora e tantas outras novas características. Com isso, o profissional precisa estar atento às mudanças e novidades do segmento.

 

Para manter essas atualizações é fundamental estar atento aos fabricantes de sons que oferecem explicações dos produtos, informações importantes e treinamento para capacitação.

 

Fabricante nacional de todo o ciclo dos equipamentos de som, com 60 anos de mercado e boa reputação, a Frahm oferece apoio aos instaladores para essa capacitação. Com treinamentos gratuitos, o profissional aumenta seu conhecimento e oferece um trabalho de qualidade

 

Algumas das dicas que é possível obter são:

 

  • Como fazer uma boa instalação de som ambiente;
  • Como funcionam os trafos e como utilizar os diferentes modelos – de linha ou tronco;
  • Diferença entre line out fixo e variável;
  • E muito mais!

 

Também é possível se tornar um profissional homologado pela Frahm e ganhar vantagem competitiva. Afinal, além de levar aos seus clientes produtos com alta tecnologia, qualidade e durabilidade, ainda terá uma certificação que é reconhecida no mercado – e que abre muitas portas.

 

Qual a importância do instalador de som residencial buscar capacitação?

 

Para realizar uma entrega de excelência e qualidade, é essencial que o instalador de som residencial apresente desempenho técnico e uma boa relação com os clientes. Isso significa que, hoje, oferecer um bom atendimento como um todo é primordial para gerar fidelização.

 

É isso que mostra a pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo. Segundo ela, 98% dos entrevistados prezam por qualidade no produto que compram e 94% afirmam que um bom atendimento é fundamental

 

Nesse sentido, a capacitação ajuda o profissional a conhecer as novas técnicas e aprimorar seu trabalho, passando a entregar mais valor ao cliente

 

Além disso, com o avanço tecnológico, é necessário conhecer o funcionamento dos aparelhos e suas características para fazer uma instalação precisa e que atenda as necessidades de quem o contratou. Entre os benefícios da capacitação, podemos citar:

 

  • melhora na qualidade do trabalho;
  • satisfação e fidelização dos clientes;
  • aumento da produtividade;
  • valorização e estímulo do profissional.

 

Cada vez mais o cliente precisa de segurança em relação ao serviço contratado, bem como sentir que fez a escolha certa. Por isso, é fundamental que o instalador de som residencial mostre experiência com a demanda, entendimento das necessidades, saiba apresentar produtos com alta qualidade e oferecer um atendimento personalizado.

 

Competências importantes para um instalador de som residencial

 

Como citamos acima, além da constante capacitação técnica é importante que o profissional se atualize com relação às novas tecnologias e produtos em alta no mercado. O instalador precisa aprimorar suas habilidades para oferecer aos clientes um atendimento de qualidade. Abaixo listamos algumas competências importantes para melhorar a performance no trabalho.

 

Comunicação

 

Não basta ter um produto de qualidade e técnicas precisas de instalação se o profissional não souber se comunicar adequadamente. Para ter feedbacks positivos e conquistar fidelização é essencial se diferenciar no atendimento e ter boa comunicação.

 

Para criar uma boa relação com o cliente, o instalador precisa melhorar as habilidades de comunicação. Algumas dicas auxiliam nesse processo de construção de um atendimento ideal:

 

  • entender as necessidades do cliente com atenção;
  • mostrar conhecimento tanto dos produtos quanto do serviço;
  • falar sobre as vantagens e tecnologias do produto;
  • ouvir os feedbacks e dúvidas do cliente e responder de forma clara.

 

Atendimento

 

A maneira como o profissional se relaciona com os seus clientes desde o primeiro contato até a finalização do serviço é o que faz a diferença para a conquista da fidelização. O importante é entender as necessidades e solucioná-las da melhor forma, atendendo as expectativas.

Uma dica é pensar na relação com o cliente a longo prazo e como ele pode ser uma ótima propaganda boca a boca para os novos clientes. Mostrar interesse, conhecimento e segurança em todo o processo do serviço é o fator principal para um atendimento de alta performance.

 

Agilidade

 

A rotina das pessoas é sempre muito corrida e, por isso, elas prezam por rapidez nos serviços, mas sem perder a qualidade. Para se destacar dos concorrentes, é fundamental que o instalador de som residencial saiba otimizar o tempo e trabalhe com agilidade e eficiência.

 

Os clientes estão cada dia mais exigentes e mostrar agilidade é uma grande vantagem competitiva. Algumas ações são fundamentais para que o profissional faça um serviço rápido e ofereça  uma boa experiência para o seu cliente:

 

  • ser pontual;
  • trabalhar com produtos tecnológicos que ajudem a otimizar o tempo;
  • fazer capacitações constantemente;
  • entender as demandas do cliente com precisão.

 

Resolução de problemas

 

Um dos pontos principais na hora de fazer a instalação sonora residencial é manter alinhada às necessidades do cliente com o trabalho a ser feito pelo profissional. Assim é possível reduzir chances de problemas ao longo do processo ou até após a instalação.

 

Mas se caso houver problemas em alguma etapa do trabalho ou após a finalização, o profissional precisa demonstrar eficiência e capacidade de solucionar de forma precisa. 

 

Por isso, é importante conhecer o funcionamento e as características de cada produto para mostrar agilidade e entendimento na resolução dos problemas. Dessa forma, o cliente sente mais segurança em procurar o profissional em qualquer situação.

 

É importante destacar que todas essas competências podem ser aprimoradas nos treinamentos oferecidos pela Frahm – que já citamos anteriormente. Afinal, a intenção é justamente tornar o instalador um profissional de excelência!

 

Quer saber como instalar som em qualquer ambiente residencial? Veja esse passo a passo!

 

A sonorização em ambientes residenciais internos e externos depende de alguns fatores, como os objetivos do cliente, o orçamento planejado e as características do local. Os objetivos podem ser diversos, como:

 

 

Para que o som se mantenha linear e equilibrado em todos os pontos do local, é preciso fazer o dimensionamento correto. Isso vai garantir que o som que está saindo em um lado da casa seja o mesmo que está saindo no outro.

 

A seguir, vamos mostrar alguns passos essenciais, de acordo com o tipo de ambiente:

 

Ambientes externos

 

O cliente que contrata sonorização para ambientes externos, geralmente tem o interesse de fazer recepções com a família ou amigos e desfrutar os momentos com um som de qualidade.

 

Nesse caso, é preciso avaliar o local e o quanto aquele som influencia na experiência do cliente. Ele precisa ser mais alto ou deve ter uma altura mais baixa, que não impeça os clientes de conversarem? 

 

Outro ponto importante na instalação de um sistema de som para ambientes externos é que os equipamentos devem ser resistentes às ações do tempo. As caixas de som estarão sempre expostas aos raios ultravioletas, vento, poeira e chuva. 

 

Por isso, é imprescindível a instalação de aparelhos específicos para esse tipo de ambiente para evitar que danifiquem e percam a qualidade.

 

Ambientes internos

 

Já em ambientes internos, o cliente pode ter interesse em melhorar a experiência sonora assistindo filmes e séries ou ter um ambiente agradável com sons de alta qualidade. 

 

Saber essas informações relacionadas às necessidades do cliente é  importante pois um tipo de sonorização será completamente diferente do outro. Ou seja, a escolha dos equipamentos e a instalação serão específicas para atender aquela demanda

 

No entanto, o projeto também vai depender do orçamento planejado. Isto é, a definição do orçamento deve atender aos objetivos do cliente e às características do local. 

 

Esse ponto é importante devido às limitações que o ambiente pode apresentar, como, por exemplo, o cliente querer transformar a sala do apartamento em uma sala de cinema. Para isso, seria necessário instalar um  sistema de som 5.1.

 

Dessa forma, cabe ao profissional oferecer e saber estruturar uma solução que esteja dentro do orçamento e das características do ambiente e que atenda aos objetivos do cliente.

 

Outros fatores como a acústica do ambiente, o tipo de construção e forro também influenciam na definição do sistema e instalação. Por isso, a avaliação técnica deve ser uma das primeiras tarefas que o instalador deve fazer.

 

Gostou do artigo? Para auxiliar os instaladores a fazer um trabalho com excelência, a Frahm oferece gratuitamente o projeto de sonorização. Solicite com um de nossos especialistas e trabalhe com produtos de alta qualidade para seus clientes.

 

Últimos Artigos

WhatsApp Fale com um atendente